E. E. Profª “Carolina Augusta Seraphim”
9º ano do Ensino Fundamental 2019
Simulado
SARESP – Língua Portuguesa
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1) Leia o texto e responda à questão.
ABC DA
ÁGUA
“A água do nosso planeta vai acabar”. “É preciso
conservar e manter os rios limpos”. “Feche essa torneira, menino!” Quem nunca
ouviu frases assim antes? Se você, porém, não quer apenas escutar recomendações,
mas entender melhor por que é preciso poupar e manter limpa a água da Terra,
além de descobrir maneiras de fazer isso na prática, precisa conhecer o projeto
Pé na Água.
O projeto Pé na Água ganhou corpo depois de os
pesquisadores da Universidade Federal de Mato Gros do Sul percorrerem a região
onde nasce o rio Apa, no próprio estado do Mato Grosso do Sul, e o seguirem até
a sua foz, no rio Paraguai, no extremo-sul do Pantanal. Durante a viagem, eles tiveram
contato com a população que vive às margens do Apa no lado brasileiro e, por isso,
fala tanto o português quanto o guarani, um dos idiomas paraguaios.
Essa experiência possibilitou à equipe criar uma
série de materiais para serem utilizados em sala de aula: um livro com CD-ROM, uma revista
e uma cartilha escrita tanto em português quanto em guarani, com temática água.
Na revista e no livro, além de informações
sobre o rio Apa, há também textos voltados para professores, mas com dados
sobre o uso da água que interessam aos alunos. Já a cartilha bilíngue traz
jogos que mostram desperdício de água, histórias em quadrinhos com o tema
poluição, lendas e até músicas que você vai curtir de montão.
“Quando criamos esse material, decidimos que o tema água precisaria ser tratado de uma forma
ampla. Afinal, para proteger as águas, é preciso considerar a conservação dos solos, das florestas,
os usos da água pelas indústrias, pela pecuária, pelas cidades etc.”, conta o biólogo Paulo Robson
de Souza, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, coordenador geral do projeto Pé na Água.
(ABREU, cathia. ABC da água. Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro, 24 out. 2008.
Disponível em: http://cienciahoje.uol.Com.br/13O730. Acesso: 27.02.2009)
De acordo com o texto, a cartilha criada pelos pesquisadores do projeto Pé na Água foi escrita em duas línguas,
(A) português e inglês.
(B) inglês e guarani.
(C) português e espanhol.
(D) português e guarani.
2- Leia o
texto e responda à questão.
TROCA DE PEÇAS: COMO PROCEDER
Quando um mecânico precisa trocar uma
peça do seu carro, deve utilizar uma peça nova original, ou uma peça que
mantenha as especificações do fabricante. O seu mecânico pode usar peça
recondicionada ou usada no conserto do seu carro, mas desde que você o
autorize. Desobedecendo a essas regras, o mecânico, além de pagar os seus
prejuízos, comete crime contra as relações de consumo, cuja pena varia de três
meses a um ano de prisão. Nesses casos, a reparação econômica cabe à oficina e
a pena pelo crime é aplicada ao dono ou gerente da oficina e ao mecânico que
executou o serviço sabendo da irregularidade. O que estamos afirmando sobre a
troca da peça do seu carro vale para as demais situações de troca ou utilização
de peças nos consertos em geral.
(RIOS, Josué. Guia dos
seus direitos. São Paulo: Ed. Globo, 1998)
O pronome você
no texto (terceira linha) indica o
(A) mecânico de automóveis em questão, a
quem o texto se destina.
(B) proprietário da oficina de automóveis,
principal interessado no assunto.
(C) fabricante de peças automobilísticas,
alvo de seguidas críticas dos consumidores.
(D) proprietário de automóveis, a quem o
autor do texto se dirige prioritariamente.
3- Observe a figura e responda a
questão.
“Muitas espécies estão na lista de
extinção, mas, se depender da Petrobras, a baleia franca não vai continuar nela”
Fonte: PROTEJA a onça pintada. Propaganda. Disponívei em:
<bttp://www2.petrobras.com.br/propaganda/pop/imageS/BiOdiVerSidade_Baieia%20Franca_B.jpg>.
Acesso em: 3 ago. 2008.
Quanto à finalidade, ao gênero e ao
assunto, podemos afirmar que o texto é
A) uma reportagem, cujo assunto é a
proteção de espécies animais em extinção e tem por finalidade incentivar sua
proteção.
B) uma notícia, cujo assunto é a proteção
de espécies animais em extinção e tem por finalidade informar que a empresa
possui um programa voltado à proteção da baleia franca.
C) um cartaz, cujo assunto é a proteção
de espécies animais em extinção e tem por finalidade incentivar a proteção
desses animais, exceto a baleia franca.
D) um anúncio publicitário, cujo assunto
é a proteção de espécies animais em extinção e tem por finalidade informar que
a empresa possui um programa voltado à proteção da baleia franca.
4- Leia o texto abaixo.
A tecnologia brasileira
está ajudando a população de Angola a identificar e desarmar milhares de minas
terrestres ainda existentes por lá, consequência de uma guerra civil de três
décadas. Uma empresa de São José dos Campos especializada em informações
geográficas vem dando treinamento aos angolanos para a identificação de minas
por meio de imagens de satélite. Atualmente, são registradas 400 vítimas das
minas por ano em Angola.
(Revista Veja,
23 jul. 2008)
De acordo com esse texto,
qual a finalidade da tecnologia brasileira em Angola?
A) Desarmar os angolanos.
B) Destruir imagens de
satélite.
C) Fazer exportações de
produtos.
D)
Identificar minas terrestres.
5- Leia o
texto e responda à questão.
“VELHOS E NOVOS”
Rio de
Janeiro, 22 de outubro de 2006.
Senhores
leitores.
Quero discutir uma
questão que vem há muito me incomodando. Há alguns anos, o Governo e a
sociedade se preocupam com o ingresso no mercado de trabalho de jovens e idosos
(o que acho válido). E a faixa intermediária, como fica?
Sendo velhos para o
mercado de trabalho e novos para se aposentarem, ficam esquecidos, sujeitos a
todo tipo de humilhação, caindo muitas vezes na depressão, no alcoolismo, com
baixa autoestima. Por que até o momento ainda não foram lembrados? Alguém já
fez alguma pesquisa a esse respeito, para saber o número dos cidadãos
brasileiros que passam por esse momento?
Atenciosamente,
(JESUS, Jussirnar de. Velho. e novos. O Globo, Rio de Janeiro,
23 out. 2OO6. Carta dos Leitores)
Para defender a ideia de que os
governantes devem se voltar para o problema do desemprego dos cidadãos de idade
intermediária, o enunciador do texto argumenta que
A) os jovens encontram emprego com
facilidade.
B) os idosos devem ter o direito a uma
aposentadoria decente.
C) muitos Indivíduos na faixa Intermediária
vivem numa situação crítica.
D) muitos indivíduos na faixa
intermediária querem imitar os jovens.
6- Leia o
texto e responda à questão.
O VELHO POETA
Um
dia o meu cavalo voltará sozinho
E
assumindo
Sem
saber
A
minha própria imagem e semelhança
Ele
virá ler
Como
sempre
Neste
mesmo café
O
nosso jornal de cada dia
—
inteiramente alheio ao murmurar das gentes...
(QUINTANA,
Mario. Baú de espantos. Rio de Janeiro: Ed. Globo, 1989)
Existe a personificação quando coisas
ou animais ganham formas ou conteúdos humanos.
Verifica-se que ela está presente no
seguinte verso.
(A) “Um dia o meu cavalo voltará sozinho”.
(B) “Ele virá ler”.
(C) “Como sempre”.
(D) “Neste mesmo café”.
7-
Bom Retiro, São Paulo — SP
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1. Siga na direção
leste na R. Mauá em direção à Av. Cásper LIbero
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2. Vire à direita na
Av. Cásper Líbero
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3. Vire à esquerda no
Viaduto Santa Efigênia
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4. Vire à direita no
Largo São de Bento
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5. Vire à esquerda
para permanecer no Largo São de Bento
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6. Continue na R. Boa
Vista
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7. Continue no Viaduto
Boa Vista
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8. Continue na
Travessa Pátio do Colégio
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9. Continue na R.
Santa Teresa
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Centro,
São Paulo — SP
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Fonte: MAPS. Google. Disponível em:
<http://maps.google.com.br/maps/mm?utm_campaign=pt_BR&utm_source=pt_BR-ha-Iatam-br-sk-
mm&utm_medium=ha&utm_term=mapa>. Acesso em: 31 jul. 2008.
Ao
considerar a finalidade de guiar um percurso a pé entre dois pontos geográficos
da cidade de São Paulo, o autor criou um roteiro organizado por
A) um elemento gráfico contendo a letra A
e terminando com outro elemento gráfico trazendo a letra B.
B) uma lista em ordem numérica que indica
a sequência de movimentos a serem realizados pelo pedestre.
C) uma lista desordenada de quilometragens
que indica o tempo de cada etapa do percurso.
D) uma lista de nomes de ruas e o tamanho
de cada uma delas.
8- Leia o texto e responda à questão.
ESCONDIDINHO DE CARNE SECA
INGREDIENTES
Recheio
2 colheres (sopa) de
azeite
1 colher (sopa) de
manteiga
Pimenta a gosto
Salsinha fresca a
gosto
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Purê
2 batatas médias
2 colheres (sopa) de
manteiga
100 ml de creme de
leite fresco
Sal a gosto
Queijo parmesão para
polvilhar
|
MODO DE
PREPARO
Recheio
Deixe a carne—seca de molho de um dia
para o outro em água fria para tirar o excesso de sal. Depois desse período,
cozinhe a carne até que fique macia. Isso pode levar de 4 a 5 horas. Em seguida, desfie
tirando a gordura extra e reserve.
Em uma frigideira, esquente o azeite,
junte a manteiga e espere até que derreta. Frite a cebola, ponha a pimenta e
adicione a carne seca desfiada. Desligue o fogo, acrescente a salsinha picada e
reserve.
Purê
Cozinhe as batatas sem casca em água fervente.
Passe-as por um espremedor e leve ao fogo em uma panela grossa. Junte a
manteiga, em seguida acrescente o creme de leite fresco e mexa até que a
mistura desprenda do fundo da panela.
Montagem
Coloque um pouco do recheio em um refratário,
cubra com o purê e polvilhe o queijo parmesão. Leve ao forno em temperatura bem
alta para gratinar durante dois minutos. Sirva quente.
(BESSON, Marcela. Escondidinho de... Veja São Paulo, São
Paulo, 25.10.2008.
Disponível em: http://vejasaopaulo.abril.uol. Com.br/red/cornosefaz/escondjdinho
de carne seca shtml Acesso: 25.10.2008)
Após a compra dos ingredientes, o primeiro
passo para fazer essa receita deve ser o preparo
(A) do recheio da carne
(B) do creme de leite
(C) do purê
(D) do refogado com a cebola
9- Leia o texto para responder à questão.
Um mundo
caótico
Na origem, nada tinha
forma no universo. Tudo se confundia, e não era possível distinguir a terra do
céu e do mar. Esse abismo nebuloso se chamava Caos. Quanto tempo durou? Até
hoje não se sabe.
Uma força misteriosa,
talvez um deus, resolveu pôr ordem nisso. Começou reunindo o material para
moldar o disco terrestre, depois o pendurou no vazio. Em cima, cavou a abóbada
celeste que encheu de ar e de luz. Planícies verdejantes se estenderam na
superfície da terra, e montanhas rochosas se ergueram acima dos vales. A água
dos mares veio rodear as terras. Obedecendo à ordem divina, as águas penetraram
nas bacias, para formar lagos, torrentes desceram das encostas, e rios
serpentearam entre os barrancos.
Assim foram criadas as
partes essenciais de nosso mundo por essa força misteriosa. Elas só esperavam
seus habitantes. Os astros e os deuses logo iriam ocupar o céu, depois, no
fundo do mar, os peixes estabeleceriam seu domicílio, o ar seria reservado aos
pássaros e a terra a todos os outros animais.
Era necessário um casal de
divindades para que novos seres e deuses fossem gerados. Foram Urano, o Céu, e
Gaia, a Terra, que puseram no mundo uma porção de seres estranhos.
( Claude
Pouzadoux, Contos e lendas da Mitologia Grega)
Assinale a alternativa em
que os episódios da criação do mundo, segundo a Mitologia Grega, estão na mesma
ordem apresentada no texto “Contos e lendas da Mitologia Grega”:
(A) Surge uma força misteriosa – o caos se instaura – Urano e Gaia são
gerados para cuidar do mundo – Terra, céu, rios e mares são criados – Deuses,
astros e animais habitam o mundo.
(B) Urano e Gaia são gerados para cuidar do mundo – Terra, céu, rios e
mares são criados – Deuses, astros e animais habitam o mundo – surge uma força
misteriosa – o caos se instaura.
(C) Existia apenas o caos – surge uma força misteriosa –
Terra, céu, rios e mares são criados – Deuses, astros e animais habitam o mundo
– Urano e Gaia são gerados para cuidar do mundo.
(D) Existia apenas o caos – Urano e Gaia são gerados para cuidar do mundo
– Terra, céu, rios e mares são criados – Deuses, astros e animais habitam o
mundo – surge uma força misteriosa.
10- Em
– Os amazonenses fazem fé nessa versão que atesta o poder do guaraná e o consomem
diariamente para manter a boa disposição – o pronome o,
em destaque, substitui a palavra
(A) amazonenses.
(B) guaraná.
(C) versão.
(D) fé.
11- Leia com atenção o texto abaixo
para responder à questão.
Câmara
congelou votação de projeto contra nepotismo
Desde 1999, a Câmara adia a
discussão sobre o fim do nepotismo. Projeto que impede a contratação de
parentes até terceiro grau em todos os Poderes chegou a ser aprovado no
plenário do Senado e analisado em duas comissões da Câmara, mas parou de
tramitar Para que o texto, de autoria do ex-deputado Roberto Freire (PPS), seja
analisado no plenário e a votação seja concluída em definitivo falta apenas a
votação de um recurso.
Apresentado em 1997 e votado no mesmo
ano pelo Senado, o projeto seguiu para a Câmara e foi aprovado na Comissão de
Trabalho, mas na Comissão de Constituição e Justiça recebeu parecer de
inconstitucionalidade. O relator, o ex-deputado Aloysio Nunes Ferreira (PSDB),
hoje chefe da Casa Civil do governo de São Paulo, considerou que o tema não
poderia ser tratado em projeto de lei.
Dez deputados se manifestaram contra,
mas não impediram que o texto fosse aprovado. Para não ser arquivado, foi
apresentado recurso para que houvesse votação.
Fonte:
CÂMARA congelou votação... Folha da 5. Paulo, São Paulo, p. A6, 22 ago. 2008.
É possível pressupor que a morosidade
na votação de projeto contra o nepotismo seja consequência do fato de
A) poucos políticos nomearem parentes
para cargos de confiança.
B) a igualdade de direitos não estar
assegurada pela Constituição Federal.
C) o autor do projeto não exercer mais o
cargo de deputado.
D) muitos políticos empregarem parentes
sem concurso, pagando a estes altos salários com o dinheiro público.
12- Leia o texto para responder à
questão.
Eu me desasnei aos sete
anos. Desasnar queria dizer alfabetizar-se: quem aprendesse a ler era promovido
de asno a ser pensante. Fui alfabetizado por dona Dalila, professora do
primeiro ano do Grupo Escolar de Taquaritinga. Um casarão que aos nossos olhos
infantis parecia enorme, com suas salas de pé direito muito alto, onde nos sentávamos
em carteiras colocadas uma atrás da outra feito bancos de trem. Delas ficávamos
melancolicamente a espiar, pelas largas janelas, os pássaros voando e cantando
livres lã fora, enquanto nós, aves engaioladas, tínhamos de ficar ali dentro a
grasnar “bê com á, bá”, “bê com é, bé “bê com i, bi”, e assim por diante, até o
fim de um alfabeto que parecia não acabar nunca.
O sacrifício valeu a
pena: no meio do ano eu já estava lendo. E no dia em que, sem ajuda de ninguém,
consegui decifrar letra por letra, palavra por palavra, uma notícia do jornal
que meu avô lia religiosamente todas as noites, fiquei deslumbrado. O mundo era
meu agora! Na matinê de domingo, contei a um conhecido de bem mais idade que
doravante eu estava capacitado a ler qualquer coisa. Aí ele me fez uma pergunta
matreira: “Mesmo se for em francês? Ou em inglês?” Embatuquei: o mundo
não era mais meu. Havia, nele, muito mais coisas do que imaginava a minha vã
suficiência de leitor principiante. Para chegar a conhecer uma pequena parte
delas, eu tinha ainda muito chão pela frente. A sabedoria começa no
reconhecimento da nossa própria ignorância. Ou, como dizia um filósofo cujo
nome eu nunca soube, “só sei que não nada sei’.
Fonte: PAES, José Paulo. Eu me desasnei
aos sete anos.... In: ______Quem, eu?: um poeta como outro qualquer. são Paulo:
Atual, 1996.
O trecho grifado é o discurso direto
proferido
A) pelo narrador
B) pelo avô do narrador
C) por um conhecido do narrador.
D) por um desconhecido.
13- Leia com atenção o
fragmento abaixo e, em seguida, observe o gráfico referente ao texto.
Desemprego avança para 8,1 em julho
Apesar da alta, foi o melhor resultado
para o mês desde 2002, diz o IBGE; resultado contraria tendência dos últimos
anos
A taxa de desemprego medida pelo IBGE
(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) subiu para 8,1% em julho. No mês anterior,
o indicador havia ficado em 7,8%. Apesar do aumento da taxa, o instituto avalia
que a variação não é significativa estatisticamente.
O resultado foi o melhor para o mês de
julho desde 2002, início da série histórica.
Segundo o IBGE, o atual desempenho do
mercado de trabalho está contrariando o comportamento verificado nos últimos
anos, quando a taxa subia no começo do ano e começava a recuar no segundo
semestre.
Em 2008, o desemprego começou a cair
ainda nos primeiros meses. Ainda é cedo para saber se o resultado configura uma
piora. É preciso esperar mais um ou dois meses para verificar se o cenário de
alta dos juros e da inflação está afetando o comportamento do mercado de
trabalho’, disse Cimar Azevedo Pereira, gerente da Pesquisa Mensal de Emprego.
Para Fábio Romão, da LCA Consultores,
o resultado indica que o mercado deve continuar a melhorar este semestre, mas
em ritmo modesto. “Não significa deterioração, mas em julho o mercado pode ter
chegado perto do limite:”
Um sinal de alerta para os próximos
meses foi o desempenho do comércio em São Paulo , com queda de 4,1% e a redução de 73
mil vagas em
julho. Segundo Lygia César, da MCM Consultores, a redução de vagas
está ligada à dispensa de trabalhadores de menor qualificação. “Custa menos
para a empresa demitir nesse caso”.
Fonte:
LAGE, Janaina. Folha de S. Paulo. 22/ago/2008. p. B 3.
|
Ao
comparar as informações do texto e do gráfico, é possível afirmar que ambos
têm como pressuposto
A)
o
pessimismo no que se refere ao mercado de trabalho nos próximos meses.
B)
a
desconfiança em relação ao trabalho dos consultores.
C)
o
desemprego como uma questão exclusivamente econômica.
D)
a
crença de que as demissões de trabalhadores foram desnecessárias.
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14- Leia o texto e responda à questão.
A
NAMORADA
Havia
um muro alto entre nossas casas.
Difícil
de mandar recado para ela.
Não
havia e-mail.
O pai
era uma onça.
A
gente amarrava o bilhete numa pedra presa por um cordão
E
pinchava a pedra no quintal da casa dela.
Se a
namorada respondesse pela mesma pedra
Era
uma glória!
Mas
por vezes o bilhete enganchava nos galhos da goiabeira
E
então era agonia.
No
tempo do onça era assim.
(Manoel de
Barros Tratado das grandezas
do ínfimo. Rio
de Janeiro: Record, 2011)
Em “O Pai era uma onça.”, o termo
“onça” aqui empregado tem o mesmo significado que
A) ágil.
B) cauteloso.
C) bravo.
D) silencioso.
15- Leia trecho adaptado de um bate-papo pela
internet, retirado de uma das salas do UOL.
Gata fala para MOÇO: NAO QUERO TC PQ VC PIZOU
NA BOLA
André fala para Todos: Alguém q tc?
EU MESMO fala para apaixonado: QUEM E VC
Gata fala para nóis: ACHO QUE APARENCIA NAO
EMPORTA
EU MESMO fala para Gata: eai gata ta afim de tc
Gata fala para apaixonado: OI QTOS ANOS
Com base no diálogo transcrito da sala de
bate-papo, é correto afirmar que a linguagem utilizada
A)
incorre
em erros relativos à escrita das palavras, mas mantém um nível de linguagem
elevado, sem gírias.
B) diverge em
alguns aspectos das normas ortográficas, mas é eficiente para a comunicação dos
participantes do bate-papo.
C)
recorre,
com muita frequência, à utilização de siglas e abreviações, sem que haja
violação das normas ortográficas.
D)
impossibilita
que todas as pessoas consigam estabelecer uma comunicação eficiente e clara numa
sala de bate--papo como essa.
16- Leia o anúncio a seguir e responda
à questão.
(ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE IMPRENSA. A vírgula. Veja, São
Paulo, n 2055, 9 abr. 2008. Propaganda)
Uma das regras de pontuação é que o
vocativo deve ser isolado por vírgula(s) do restante da frase. Essa regra foi
aplicada na alternativa
A) Não, espere.
B) Isso, só ele resolve.
C) Esse, juiz, é corrupto.
D) Aceito, obrigado
E) Não, quero ler.
17- Leia o texto e responda à questão.
(AMARILDO. Nós, humanos... Gazeta Esportiva, São Paulo.
Disponível em: http://www.chargeonline.com.br/index.htm.
Acesso 24 ago. 2008)
O tema da charge é
(A) O que sentem os atletas de alto nível
ao receberem uma medalha olímpica.
(B) O quanto se entristecem aqueles que
não conseguem uma medalha em uma disputa de alto nível.
(C) O quanto o ser humano é insatisfeito
com seus próprios resultados.
(D) O quanto o ser humano se espelha nos
atletas que se superam suas limitações.
(E) a admiração que os atletas têm uns
pelos outros.
18- Leia o poema e responda à questão.
A
ONDA
a onda anda
aonde anda
a onda?
a onda ainda
ainda onda
ainda anda
aonde?
aonde?
a onda a onda
Fonte: BANDEIRA, Menuel. A onde. In:.
Eatrele de vida inteira. 19. ed. Rio de Janeiro: Joaé Olympio, 1991. p. 255.
Nesse
poema, pressupõe-se que os recursos gráficos, sonoros e rítmicos tenham sido
utilizados com a finalidade de
A) retratar a desorientação do eu poético
de forma irônica.
B) recriar a imagem da movimentação
incessante e descontínua do mar.
C) designar um profundo sofrimento do eu
poético.
D) questionar a preservação das praias
brasileiras.
19- Leia o fragmento abaixo.
Não
deixe a vida te levar
Alguém pode nascer no
Complexo do Alemão e escolher ser honesto. Pode nascer no bairro carioca de classe
média chamado Barra da Tijuca e escolher ser um espancador de mulheres. Uma
pessoa pode nascer e ser criada em condições adversas ao desenvolvimento do
amor-próprio e da autoconfiança e, ainda assim, encontrar recursos psicológicos
suficientes para fazer escolhas que permitam mudar sua vida para melhor.
Os tempos que correm são
propícios à imputação de culpas coletivas, de crença em destinos definidos por
raça ou classe social. Essas grandiosas noções esquemáticas são imperfeitas
porque minimizam o poder de decisão individual das pessoas.
Fonte: NÃO DEIXE a vida te levar. Veja,
São Paulo, p. 9, 4 jul. 2007.
Com base na argumentação apresentada,
pode-se afirmar que o enunciador do texto defende a tese de que:
A) Os indivíduos que possuem melhores
condições econômicas são geralmente honestos.
B) As escolhas individuais superam as
pressões sociais.
C) Os indivíduos que não provêm de uma
família estruturada estão fadados ao fracasso.
D) A etnia é um fator intimamente ligado
ao sucesso do indivíduo.
20- Leia atentamente os dois
fragmentos abaixo.
TEXTO
1
Órgãos
dos sentidos
O
ouvido
O ouvido está presente em anfíbios
adultos, répteis, aves e mamíferos. Ele é o órgão responsável pela audição e
pelo equilíbrio do corpo. Nos mamíferos, o ouvido possui três partes bem
distintas denominadas ouvido externo,
médio e interno. ‘
O ouvido externo é um canal que se
abre ao meio exterior, estando separado do ouvido médio por uma membrana
circular, com cerca de 9
milímetros de diâmetro, o tímpano.
O ouvido médio é um canal estreito e
cheio de ar, localizado dentro do osso temporal. No interior do canal do ouvido
médio existem três pequenos ossos, alinhados lado a lado, que comunicam o
tímpano com o ouvido interno. Esses ossinhos são denominados martelo, bigorna e estribo.
O ouvido interno é um complicado
sistema de tubos e cavidades preenchidos por um líquido. Ele está localizado,
juntamente com o ouvido médio, em uma cavidade do osso temporal, denominada
cápsula ótica (oto, ouvido).
Fonte:
AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gliberto Rodrigues. Órgãos dos sentidos. in:...._...........
Fundamentos da Bioiogia Moderna. São Pauio: Moderna. 1990.
TEXTO
2
Aparelhos podem atingir volume tão
alto quanto o de uma britadeira
O hábito cada vez mais comum,
principalmente entre jovens, de ouvir música em tocadores de Mp3 e celulares
com o uso de fones de ouvido por longos períodos e volume alto já causa
reflexos em consultórios e clínicas médicas: casos frequentes de pacientes com
problemas de audição. Apesar de pequenos, alguns desses aparelhos são capazes
de produzir um volume máximo equivalente ao de uma britadeira, algo em torno de
120 decibéis (dB).
“No início do nosso trabalho nenhum
jovem procurava o ambulatório”, afirma Tanit Sanchez, livre docente da USP e
responsável pelo serviço. Atualmente, 311 pessoas estão cadastradas no
ambulatório com problemas causados por exposição a ruído. Dessas, 18 são
adolescentes.
lêda Russo, fonoaudióloga e professora
da PUC-SP e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, afirma
que a exposição prolongada a um som com intensidade superior a 90 decibéis pode
prejudicar a audição. Trabalhando há 35 anos na área, ela diz que houve uma
mudança significativa na saúde auditiva dos jovens na última década.
léda deixa claro que não é contra a
utilização desses aparelhos [MP3 e celulares], mas afirma que é preciso ensinar
os jovens a tomar cuidado.
Fonte: GONÇALVES, Alexandre.Tocadores de MP3 já são risco
à audição. O Estado deS. Paulo, São Paulo, p. A24. 3 ago. 2008.
Os
dois textos tratam de aspectos relativos à audição
A) de forma semelhante, pois o objetivo
de ambos é descrever o aparelho auditivo.
B) de modo diferente, pois o objetivo do
primeiro é descrever didaticamente o aparelho auditivo, e o do segundo, alertar
especialmente os jovens sobre os perigos da exposição prolongada a sons em alto
volume.
C) de maneira semelhante, pois ambos
foram redigidos por fonoaudiólogos com o intuito de informar o público sobre o
funcionamento do aparelho auditivo.
D) de modo diverso, pois a função do
primeiro é alertar sobre o mau funcionamento do aparelho auditivo; já o segundo
tem o objetivo de descrever com detalhes atitudes capazes de preservar o
aparelho auditivo.
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